Inversores de Tensão Trifásicos em Smart Grids

O projeto Inversores de Tensão Trifásicos em Smart Grids: Estratégia de Controle Local e Arquitetura de Comunicação para Controle Secundário Baseado no Paradigma da “Internet das Coisas” é uma parceria entre o GEPAI e o Grupo de Sistemas Embarcados e Distribuídos (NERsD) do Departamento Acadêmico de Metal Mecânica (DAMM).

Tem como objetivo principal o desenvolvimento da tecnologia física (hardware, estratégia de controle e comunicação) necessária para estudos em uma microrrede de energia elétrica, correspondendo a um inversor trifásico de tensão. Este equipamento apresentará modos de operação e controle específicos, bem como tecnologia de comunicação para controle secundário. Servirá também para a validação de estratégias de controle em nível local, com ênfase em algoritmos de impedância virtual com baixo impacto na qualidade de energia da rede.

Equipe:

  • Prof. Marcio S. Ortmann, Dr. Eng. (Coordenador do Projeto – GEPAI)
  • Prof. Bruno S. Dupczak, Dr. Eng (GEPAI)
  • Prof. Jackson Lago, Dr. Eng. (GEPAI)
  • Prof. Roberto Alexandre Dias, Dr. Eng. (NERsD)
  • Rodrigo Luiz Joench (Estagiário de Eng. Elétrica – GEPAI)
  • Lícia Brum Gonçalves (Estagiária de Eletrotécnica – GEPAI)

Recursos: Edital IFSC-Florianópolis 45/2016/PROPPI (intergrupos).

Ano: 2017

Agradecimento: A equipe do projeto gostaria de agradecer a filial brasileira da ST Microelectronics pelo fornecimento das amostras dos IGBTs de 1.200 V / 40 A (modelo STGW40H120DF2), que serão fundamentais para aumentar o rendimento do conversor que está sendo desenvolvido.