Controle de Velocidade de Máquinas Elétricas

Acionamentos de motores elétricos de alta potência  em aplicações de velocidade variável, impõem diversas restrições aos inversores que os acionam. As perdas por comutação dos dispositivos semicondutores empregados nestes inversores são bastante elevadas uma vez estes devem interromper altas correntes em média tensão. Uma solução é o emprego de técnicas de modulação otimizadas que garantem baixa distorção harmônica das correntes da máquina mesmo com baixa frequência de comutação dos semicondutores.

Muito embora a modulação otimizada resolva o problema de conciliar perdas por comutação reduzidas com níveis toleráveis de distorção harmônica, este tipo de modulador não é naturalmente adequado para as técnicas clássicas de controle de velocidade, como por exemplo o controle vetorial. Com esse trabalho pretende-se abordar esse problema e iniciar estudos na área de controle de velocidade de máquinas elétricas quando acionados por meio de inversores comutados em baixa frequência.

 

Projeto: Controle de Velocidade de Máquinas Elétricas Acionadas por Inversor Comutado em Baixa Frequência.

Equipe:

  • Prof. Jackson Lago, Dr. Eng (Coordenador do Projeto – GEPAI)
  • Prof. Marcio Silveira Ortmann, Dr. Eng. (GEPAI)
  • Eduardo Espit Centenaro (Estagiário de Eng. Elétrica – GEPAI)

Recursos:

Edital IFSC-Florianópolis  06/2018/PROPPI (Universal).

Ano: 2018